domingo, 20 de março de 2016

Sobre as gueixas


A cultura japonesa é realmente muito interessante.

Porém, um dos pontos da cultura japonesa mais conhecida aqui pelo ocidente são as famosas gueixas.

Ao contrário do que muita gente pensa, a gueixa não é uma prostituta, apesar de sua origem ter sido dada por esse caminho.


A origem

Após as lutas do fim do século VII, muitas meninas ficaram abandonadas sem rumo e sem objetivo, após suas famílias terem sido deslocadas para a guerra e não terem mais voltado.

Por esse motivo, muitas delas, para poderem sobreviver, trabalharam servindo as classes mais ricas e nobres. Algumas delas vendiam serviços sexuais, enquanto outras entretinham a elite em eventos sociais, com algum tipo de arte - dança, música, entre outros.

Já no século XVI, "quarteirões do prazer" foram construídos. Eram áreas nas quais a prostituição era permitida e mulheres, chamadas Oiran, se encarregavam da diversão dos homens, dançando danças eróticas e oferecendo serviços sexuais.

Esses locais logo viraram grandes centros luxuosos de lazer e entretenimento, nos quais circulava muito dinheiro. Por isso, oferecia-se outras formas de entretenimento além do sexo, como música, danças e mulheres extremamente preocupadas em servir bem os homens que ali frequentavam.

Com o passar do tempo, muitas mulheres foram se especializando em diferentes formas de entretenimento. Nesse momento surgiram as gueixas, que eram mulheres (no início também tiveram homens) que entretinham os clientes enquanto as outras mulheres mais talentosas não chegavam. As gueixas eram proibidas de atuarem como prostitutas para que os negócios das mulheres responsáveis por isso não fosse afetado.

Após a segunda guerra mundial, esses estabelecimentos de entretenimento foram fechados, mas foram autorizados a reabrir após a guerra.

No próximo post vou falar mais sobre a cultura das gueixas, que é um assunto tão interessante e com tantos mistérios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário